Backups da família


Esta página descreve onde estão os dados informáticos da família, e onde estão os backups (cópias) desses dados.

Assim, no caso de acontecer alguma coisa (se se perder um laptop ou um telemóvel, ou avariar um computador, ou tiver de se fazer reset, etc) temos os dados do backup para preparar um equipamento novo e não perdemos nada.

Além disso, alguns dados só estão no servidor.

BACKUPs

O NAS terá muita coisa que não está em computador nenhum: fotos, música, videos da família, dados de arquivo, jogos, projetos simples, etc. Está no NAS para permitir acesso a toda a gente.
Todos os computadores fazem backup para o NAS. Assim, o NAS terá toda a informação da família.
Backup do NAS para o MacPro diariamente. Isto será o backup local do NAS.Copiar tudo (manualmente para já) do NAS para um disco offsite semanalmente. Isto será o backup offsite do NAS.
Todos os serviços devem ter forma de exportar ou copiar o conteúdo para outro serviço, e de fazer backup file-based(nada de sistemas de backup proprietários).
Utilizo o TimeMachine da Apple (incluído no macOS) para os Macs workstation principais.Todos os outros backups são feitos por CCC (Carbon Copy Cloner), do qual comprei uma licença da versão 5.
Os Backups estão então configurados assim:

  • Workstations
    • O Mac do Óscar faz backup automático via TimeMachine para o NAS (isto copia todo o sistema operativo e ficheiros). Faz também backup via CCC para o NAS → CargoBay → BACKUP-OSCAR. Ainda não está configurado, pois tenho trabalhado com os projetos diretamente no NAS, montando o share via SMB, o que modifica diretamente os ficheiros no NAS e não necessito de cópia local.
    • O Mac da Ester faz backup automáticovia TimeMachine para o NAS (isto copia todo o sistema operativo e ficheiros). Faz também backup automático via CCC para o NAS → CargoBay → BACKUP-ESTER. Ela tem montes de ficheiros locais a guardar (Word, Excel, etc.) porque trabalha muito na escola e o acesso ao NAS não é rápido nem prático.
    • A Raspberry Pi da Matilde (cujo OS é Linux) faz backup via rsync para NAS → CargoBay → BACKUP-MATILDE,  . Ainda não configurei de forma automática.
  • SERVIDOR / NAS
    • Backup automático via CCC para MacPro (disco de 2TB Seagate que já deu problemas no passado, montado no MacPro no receptáculo SATA número 4).
    • Backup manual semanal para OFFSITE: um disco Toshiba USB3.0 (2.5’’) de 2TB de tamanho.
      • Faço o backup no meu Mac, usando o CCC. Monto o disco do MacPro que recebe o backup diário do NAS, e faço clone para o disco USB (é feito via rede Gigabit, logo é bastante rápido).
      • Guardo-o em casa dos patrões, em local a determinar, de preferência de forma a termos acesso. 
      • No futuro, isto deverá ser um robot que tem o disco nele, que vem a casa fazer backup e vai embora. 
      • Uma versão mais simples seria um sistema (alimentado por bateria ou UPS?) que estive na casa dos patrões e ligasse/desligasse fisicamente o disco a um computador para fazer backups de 3 em 3 dias via a rede (lenta, 10/100) da casa deles.
    • TODO: Backup manual para disco pequeno ou Memory Stick dos dados das aplicação do NAS e configuração. Isto é as bases de dados dos websites, blogs, email, etc, assim como a configuração de todos os serviços do NAS, utilizadores, permissões, etc. Deve ser possível repor o NAS com isto, mas é impossível testar… 
    • TODO: Backup automático das bases de dados de MariaDB para outro server, talvez para a Raspberry Pi da SARA. Backup dos calendários e contactos manualmente todos os meses para ficheiro (export). Backup dos emails para ficheiros (via Thunderbird).

Sites WordPress

Os backups dos Websites ainda não estão a ser feitos de forma automática!

Devemos fazer backup dos ficheiros no share web (os backups normais do server fazem isto) mas também da base de dados associada ao site em MariaDB (normalmente faz-se um dump SQL em PHPMyAdmin). Há plugins para fazer isto automaticamente.

Existe o plugin Simply Static que gera uma versão do site em HTML estático, boa para guardar snapshots do site para backup e acesso offline (caso o server fique offline por algum motivo). Isto é muito importante no sentido em que se o server falhar e eu tiver de reconfigurar um novo, não tenho acesso ao site/wiki onde estão as minhas notas! É imperativo ter a versão estática offline nos backups (fora do server) para eu aceder!

Preparar e tomar notas aqui quando estiver feito. Para já faço backups da base de dados manuais mensais (yuck)… quando faço. 🙁